sexta-feira, 8 de fevereiro de 2008

Uganda: conflito tribal


2 recortes acima extraídos do site http://pt.wikipedia.org/wiki/Uganda

Para melhor leitura, clique na foto para ampliá-la.

Os 2 recortes extraídos acima da Revista Galileu (www.galileu.globo.com), Editora Globo, Fevereiro 2008, n. 199, pág. 60, 61 e 63. BRASIL.


"Uganda tem importantes recursos naturais, incluindo solos férteis, chuvas regulares e razoáveis depósitos minerais de cobre e cobalto. A agricultura é o principal setor da economia, empregando cerca de 80% da força de trabalho. O café é o principal produto agrícola exportado. Desde 1986 o governo - com a ajuda de organismos internacionais - tenta reabilitar a economia, através de reforma monetária, do aumento das exportações (auxiliado também pela alta dos preços dos derivados do petróleo) e melhoria dos salários do funcionalismo público.
No ano 2000 Uganda qualificou-se para o programa de ajuda aos países pobres altamente endividados, recebendo o perdão de US$ 1,3 bilhão de sua dívida externa, e do Clube de Paris o perdão de outros 145 milhões de dólares." Fonte



Eu sou totalmente a favor do fortalecimento das instituições democráticas, e averso a violência. Todavia, compreendo que o povo de Uganda deve ter a liberdade de escrever a sua própria história, e encontrar, por si, as respostas para seus próprios conflitos. Desejo que as nações internacionais com forte poder aquisitivo cooperem com os países pobres, combatendo a miséria, a fome e o descaso. Fernando.